1.31.2009

der Wand

Terminou hoje a exposição "Duas arquitecturas alemãs" que, visitou a Alfândega do Porto durante algumas semanas. Tive oportunidade ontem de a visitar. Apesar de ter gostado da referida exposição algumas situações e outras reflexões merecem algum comentário. Por um lado, de notar a fraca adesão (que pelo menos no momento que fui) à exposição, muito também por motivos de fraca divulgação da mesma; por outro lado, a total falta de organização no acesso à exposição, senão vejamos: dirijo-me ao Segurança de serviço da Alfândega, e revelo o meu interesse na visita às "Duas arquitectura alemãs", o qual me avisa para esperar num sofá que lá se encontrava (qual sala de espera de hospital público, sem lista de espera), permitindo assim que a recepcionista/vendedora de bilhetes descesse, podendo deste modo adquirir o bilhete da exposição. E, nisto, quando a mesma que entrega o "tiquê", deparo-me com uma "venda a dinheiro"/"talão de máquina registradora" como garantia de pagamento, logo de acesso à exposição.
Um espaço tão emblemático como o é a Alfândega do Porto, admitindo que, existam exposições no seu edifício, tem que saber receber os visitantes, muitos deles turistas. Portugal não se pode tornar somente, um país de silly season, devendo explorar outros aspectos potencialmente turísticos como um turismo urbano, de cidades. Temos que aprender que não devemos só receber bem nos restaurantes mas, também noutros espaços culturais, como p.e., em museus.

Sem comentários:

Enviar um comentário