2.09.2009

The Duchess

Pelo título desta crónica, poderíamos pensar que se trataria de algo familiar à pastelaria/doçaria (gaulesa), como duchaise e afins, mas não passa de uma palavra (quase) homófona, ainda que sejam palavras oriundas de diferentes línguas.
Trata-se sim do filme The Duchess - A Duquesa, um drama histórico, realizado por Saul Dibb, que tem a belíssima Keira Knightley na interpretação da protagonista - Georgiana Spencer Cavendish (antepassada de Diana Spencer), Duquesa de Devonshire por casamento.
Um bom filme de época que conta a história de uma aristocrata tremendamente influente do século XVIII. Uma fita que põe a nu, as esquizofrénicas convenções morais e sociais da Inglaterra numa altura de algumas convulsões classistas; uma fita que cruamente reflecte sobre o papel da mulher familiar e socialmente. Episódios de infedilidade e adúltério, de parecendo não o sendo, ou ainda, de uma certa fachada para esconder uma certa podridão são constantes ao longo do filme.
Mais, Keira Knightley está encantadora, conseguindo uma óptima interpretação da modernidade e abertura social, cultural e política que caracteriza a Duquesa. Por outro lado e, representando a austeridade e conservadorismo encontramos um Ralph Fiennes completamente adequado à interpretação do Duque. Para completar o triângulo (amoroso, ou não) que se forma na trama, aparece-nos Charlotte Rampling, no papel de Lady Elizabeth Foster, também ela extremamente representativa da "outra".
Apesar de tudo, não me parece um argumento muito "forte". É tudo o resto que faz deste filme, uma obra simpática.
Finalmente, a destacar a meticulosa representação/caracterização espacial, física e comportamental de todos os personagens intervenientes na narrativa, e figurantes. Neste ponto, a aposta foi claramente ganha.

Nota: 6

6 comentários:

  1. E falas no Tom Cruise ser um autómato....A Keira Knightley é do pior!!

    ResponderEliminar
  2. E já agora devo dizer que "duchaise" é uma palavra que não existe na língua "gaulesa"! É certo que muitas vezes usam essa (incorrecta)ortografia referindo se ao doce, é até existe uma pastelaria em Setúbal com esse nome lol!!

    Mas trata-se provavelmente de uma tradução mal feita para o português de "Duchesse" (duquesa), já que em francês Duchaise só existe como sobrenome....

    A menos que o inventor do bolo se chamasse Duchaise...mas não me parece!

    ResponderEliminar
  3. Admitindo que existe erro ao nível linguístico, muito agradecido.

    A Keira Knightley é óptima!

    Quanto à pastelaria, não é em Setúbal, é mesmo em Foros da Amora, Corroios e Damaia. Várias sucursais. LOL

    ResponderEliminar
  4. há no barreiro, que eu procurei no google!!

    ResponderEliminar
  5. Adoro a educação 'escola francesa' de zémis!
    Mas é assim, a Keira bla é óptima actriz!!Nunca comparável com o tom 'figuras tristes na oprah/tarado da cientologia' cruise!!!

    Gostei bastante do filme..
    Quanto ao argumento..é biográfico não é??
    Acho que é de uma crueza refrescante, quando a maioria dos filmes de época(que eu adoro, por sinal!) nos habituam ao happy ever after...

    ResponderEliminar
  6. medo...já me lembra um lobby que adora comer galões e duchaises...(seja lá como se escreve)

    ResponderEliminar