3.02.2009

Indietro!

Depois de quase uma dezena de dias de férias em Itália, respectivamente em Roma, Veneza (e de novo, Roma), as regulares crónicas no boulevard.246 regressam.

Posto isto e, apesar de já passada, merece a cerimónia dos Óscares de 2009 algumas notas: dada a já repetida falta de tempo em época de exames, não pude ver todos os filmes que pretendia até à noite da sétima arte no Kodak Theatre. Senão vejamos: ainda não vi Vicky Cristina Barcelona ou ainda, o vencedor Slumdog Milionaire. Por isso, naturalmente não me pronunciarei sobre as categorias de melhor filme e de melhor actriz secundária, no caso, Penélope Cruz. Ficarão futuras crónicas sobre as mesmas películas para esta semana (espero!).
Contudo, apesar de não ter sido uma surpresa, fiquei extremamente satisfeito com os vencedores dos óscares de melhor actor (Sean Penn) e de melhor actriz (Kate Winslet). As razões estão expostas nos posts dos filmes Milk e The Reader - O Leitor, respectivamente.

Estes dias na Città Eterna, apenas me reservaram o último dia do 29º Fantasporto. Pois bem, não perdi a oportunidade e lá fui ontem ver The Escapist, do realizador Rupert Wyatt. Uma longa-metragem que narra a vida Frank Perry (Brian Cox), um prisioneiro que tenta escapar da prisão. Parece algo realista, mas não, a sua marca de "fantástico" mantém-se. Um filme com poucos e infantis diálogos (e, ainda bem! Afinal o filme não era legendado...) onde a imagem sim, é essencial, fazendo esta, o próprio acontecer/desenrolar da trama. Uma película onde o real e o imaginado quase se confundem. Essa também é a confusão interior do protagonista.

2 comentários:

  1. "um filme com poucos e infantis diálogos (e, ainda bem!"

    se calhar é melhor ires ver filmes do rudolfo valentino e do charlot...deves adorar... n há dialogos nenhuns...

    ResponderEliminar
  2. O problema não é a existência ou não de diálogos, até porque adoro filmes com intensos e profundos diálogos, mas sim, o facto de o filme em causa não ter sido legendado. LOL

    ResponderEliminar